Liberação Miofascial
Página Inicial » Uncategorized  »  Liberação Miofascial

A liberação miofascial é uma técnica manual ou com o aporte de instrumentos que se chamam IASTM.O  procedimento que visa amenizar as dores musculares causadas por tensão, por meio de pressão sobre o local da dor. A terapia previne lesões e contribui para o tratamento de patologias musculoesqueléticas graves.

Curiosidade:  O que é fáscia?

É uma fina membrana do tecido conjuntivo, parece teias, feita principalmente de colágeno que protege, reveste  e envolve o sistema músculo-esquelético e órgãos internos, incluindo coração, pulmões, cérebro e medula espinhal.


 Inclusive, sua elasticidade e resistência permite o deslizamento perfeito dos músculos.

A liberação miofascial é indicado :

É indicada após intensas práticas esportivas sem supervisão de um profissional, além de má postura, sedentarismo, estresse, entre outros.


 Quando há uma carga exacerbada a fáscia sofrerá com desgastes que, por sua vez, causarão dor. Então, são liberadas toxinas comprometendo o funcionamento do sistema musculoesquelético, causando lesões e limitando a  mobilidade do indivíduo. 


A liberação miofascial alivia  os desconfortos, pois trabalha sobre o músculo lesionado recuperando sua flexibilidade, cordenação e força.Pode ser realizado antes e depois de um treino.

Como  é realizada ?

Screenshot_3

É uma técnica de alongamento associada a pressão aplicada sobre o local lesionado, com intensidades e reguladades de passadas distintas para cada problema apresentado.O procedimento libera as tensões causadas pelo acúmulo de toxinas na fáscia, a fim de diminuir o quadro sintomático do paciente.

Beneficios da liberação miofascial:

  • Maior mobilidade das articulações
  • Diminui tensão e sobrecarga músculo-articular
  • Previne o agravamento de lesões 
  • Contribui para o bem-estar do atleta. 
  • Relachamento muscular.
  • Prepara a musculatura que irá ser exigida durante a prática de um exercício
  • Alívio de dores crônicas, tensionais, pós-treino.

Existe contraindicações para a liberação miofascial?

Sim. Não se deve proceder com a liberação miofascial em pacientes que estejam fazendo uso de anticoagulantes, diabéticos, com reumatismos ou doenças autoimunes ou em regiões inflamadas ou infeccionadas.


ATENÇÃO: não é recomendado que você aplique essa técnica sozinho, pois qualquer lesão muscular tratada de forma incorreta pode acarretar outros problemas. Procure sempre uma clínica com fisioterapeuta certificado para o tratamento.